A recordista mundial Yang Jiayu conquistou o primeiro ouro do atletismo para a China nas Olimpíadas de Paris, vencendo os 20 km de caminhada feminina em 1 hora, 25 minutos e 54 segundos na quinta-feira.
Yang, que terminou em 12o lugar nas Olimpíadas de Tóquio, ultrapassou a linha com uma vantagem de 25 segundos sobre Maria Perez, segunda colocada, da Espanha. A medalha de bronze foi conquistada por Jemima Montag, da Austrália.
é a quarta medalha de ouro olímpica da China na caminhada feminina de 20 km. O melhor desempenho de Yang nesta temporada também rendeu à China sua 11a medalha de ouro em Paris.
"é um momento emocionante para mim. Eu esperei por esta medalha de ouro por oito anos", disse Yang de 28 anos após a corrida.
"Comecei minha jornada olímpica como substituta em 2016", acrescentou. "Naquele momento, comecei a sonhar em ser uma atleta regular para competir nesta etapa, até mesmo para lutar pela medalha de ouro".
Yang, que estabeleceu o recorde mundial em 2021, com 1:23:49, liderou a corrida quase desde o início. Ela já tinha estabelecido uma vantagem de 34 segundos após 10 quil?metros.